Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2015

capucha vermelha

6 JUNHO 21h30

Apresentação

Capucha vermelha da marionetista Filipa Mesquita traz mais uma vez um espetáculo delicado e muito pensado sobre os sentimentos e emoções, sobre o crescimento e a saudade.
As criações de Filipa Mesquita dentro do universo das criações da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora têm sido amplamente acolhidas a nível nacional e internacional, neste linha narrativa coerente entre o eu e a sociedade olhando para as relações humana e para o património tradicional.

Numa ampla dinâmica de explorações de técnicas e estéticas, este espetáculo tem obtido excelentes críticas.

Sinopse

É sempre difícil atravessar a floresta!

Na cidade o tempo corre depressa com a multidão que o tenta acompanhar. Passado, presente e futuro, uma mulher, três mulheres! A menina, a mulher e a velha; três espaços, a cidade, a festa e a aldeia.

Caminhos que percorremos e a um dado momento, todos nós, somos um pouco de cada uma.

Capucha usa um capuz vermelho, que lhe aconchega a cabeça e a saudade.

Não posso partir sem ver a avó, sozinha na aldeia que nunca irá abandonar.

Há festa a caminho da aldeia!

Podes tratar-me por Capucha!

A mim chamam-me Lobo, anda comigo!


A Companhia

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata.

A Companhia foi fundada em 2002, data que marca o início da nossa atividade profissional. Na simbiose de uma linguagem simbólica, que conjugue o património e legado tradicional e o pensamento e universo contemporâneo, nem sempre pacífica surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria. O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza. O de explorar a cultura e as culturas, a crença, a lenda, aliando-se à urbe, à exploração tecnológica, à velocidade da aldeia global.

Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos.

Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.

Ficha Artística