i Ei! Marionetas 2017
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2017

A Floresta

Intro

É através do Serviço Educativo do Centro de Educação Ambiental de Esposende que surge o projeto "A Floresta". Esta parceria com a companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora começou em 2003 através de diversas iniciativas conjuntas. Esta criação, com um forte sentido pedagógico, começa como texto escrito por crianças do 1º ciclo e desde 2015 que tem sido apresentado em contextos da educação ambiental e em dinâmicas artísticas e culturais.

Nesta partilha onde as marionetas dão vida às nossas grandes preocupações ambientais, num trabalho sensível e de empatias, alertamos e consciencializamos.

Sinopse / Synopsis

São as histórias escritas por crianças e que nos levam a olhar a natureza, as que têm mais valor. Foi através de uma dessas histórias que fomos conduzidos a olhar a natureza, e a observar como ela reclama a nossa atenção criticando a atuação poluidora e premiando a ação cuidada e atenta.

Os animais constroem uma festa feita com a natureza e os seus elementos naturais, depois de atravessarem tempos difíceis, homenageando a árvore como o elemento central da floresta.

São estes os valores que as crianças nos transmitem e são estes os verdadeiros valores, a amizade, o diálogo, a partilha e o respeito pela natureza.

Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata.

A Companhia foi fundada em 2002, data que marca o início da nossa atividade profissional. Na simbiose de uma linguagem simbólica, que conjugue o património e legado tradicional e o pensamento e universo contemporâneo, nem sempre pacífica surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria. O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza. O de explorar a cultura e as culturas, a crença, a lenda, aliando-se à urbe, à exploração tecnológica, à velocidade da aldeia global.

Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos.

Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.

Centro de Educação Ambiental de Esposende

Possui como principais competências a gestão e exploração dos sistemas públicos de captação e distribuição de água para consumo público e de drenagem e tratamento de águas residuais, de recolha de águas pluviais, a recolha e deposição de resíduos urbanos e a limpeza e higiene pública, o planeamento e execução de tarefas de gestão de espaços verdes públicos e infraestruturas associadas, a reabilitação do património municipal e, em geral, a intervenção em matéria de ambiente na área do Município de Esposende, nomeadamente a fiscalização ambiental e a conceção, organização e implementação de projetos e campanhas na área da sensibilização e educação ambiental.

Contando com 106 colaboradores distribuídos pelas várias áreas de intervenção, a Esposende Ambiente realiza diariamente todas as suas tarefas numa perspetiva de aperfeiçoamento contínuo no que concerne à prestação de serviços a todos os utilizadores, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população do concelho de Esposende, sempre numa perspetiva de preservação e valorização dos recursos naturais.