i Ei! Marionetas 2017
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2017

Diário Malassombrado • ESTREIA NACIONAL

Intro

Vindos do outro lado do Atlântico, mas com a proximidade da língua, os Brasileiros Cia. Mevitevendo estão pela primeira vez em Portugal com o espetáculo "Diário Malassombrado".

Com uma enorme digressão no Brasil, este espetáculo terá duas apresentações no Concelho de Gondomar dedicado ao público jovem e familiar.

O trabalho que aqui se apresenta, "Diário Malassombrado" brinca com o medo de se ter medo do medo...

São catorze marionetas em cena, num trabalho de grande manipulação onde se mesclam marionetas, máscaras e objetos.

Sinopse / Synopsis

Numa noite de lua cheia dois curiosos encontram uma pequena mala e, dentro dela, um diário. Mas esse não é um diário qualquer – nele estão guardadas memórias de assombrações. Ao lerem essas histórias, eles libertam a Velha do Saco, o Sete Trouxas, a Mulher Caveira, o Homenzinho Terrível e outras aparições de arrepiar! Entre sustos e risadas, esses imaginários personagens mostrarão que podem não ser tão feios assim, tão diferentes assim... Nem tão malvados.

Cia. Mevitevendo

Cia. Mevitevendo pesquisa e dedica-se exclusivamente ao Teatro de Animação desde 1998, ano em que se mudou do Rio Grande do Sul para São Paulo. Fundada pela dupla de atores-criadores Marcia Fernandes Cleber Laguna (ambos formados em Artes Cénicas pela UFSM - RS), já montou diversos espetáculos com as mais diferentes técnicas de construção e manipulação de figuras, colocando em cena desde pequenos personagens de papel até uma gigantesca criatura habitada; histórias com início, meio e fim e outras sem pés nem cabeça; trabalhos com muito texto ou sem palavra alguma. E também sombras, objetos, máscaras e bonecos mistos (uma curiosa técnica trabalhada pela Companhia, onde o personagem é composto por partes do boneco e partes do corpo do ator). Com montagens que misturam referências do teatro gestual, do cinema de animação e das artes visuais, participou em importantes festivais de teatro e programações culturais em mais de vinte estados brasileiros. Já levou os seus bonecos para Espanha e França, montou exposições com o seu acervo, além de ter conseguido uma adaptação para a televisão de um dos seus espetáculos. Na capital paulista, realizou temporadas em importantes palcos como SESC Belenzinho, SESC Pinheiros, SESC Vila Mariana, SESC Santana, CCSP e Itaú Cultural, além de participar em programações especiais do CCBB, das Fábricas de Cultura e dos CEUs.

Com um trabalho contínuo de estudos teóricos e práticos, a Companhia investiga a relação do ator com bonecos e máscaras, e tudo o que juntos são capazes de criar, sugerir e provocar. Dona de um imaginário singular, a Companhia é especialista em encenar universos inventados, criar personagens estranhos e buscar naquilo que seria feiura e esquisitice, a beleza dos seus espetáculos. Acredita que está no irreal e no extra-quotidiano, o seu caminho para um teatro mais expressivo, vivo e capaz de dialogar com as mais diferentes questões contemporâneas.

Ficha Artística