i Ei! Marionetas 2017
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2017

Teatro D. Roberto
“O Barbeiro Diabólico” e “Rosa e os três namorados”

Intro

O Teatro Dom Roberto é um património de todos nós!

E assim o Ei! Marionetas fez questão de o mostrar no seu local de eleição, feiras, jardins, adros... apresentando-se na cidade e espalhando-se pelas freguesias com apresentações em S.Cosme, Rio Tinto e Melres.

José Gil, o mais internacional dos bonecreiros portugueses, é um dos grandes mestres nesta arte.

Sem dúvida que "O Barbeiro Diabólico" e a "Rosa e os três namorados" vão fazer as delícias de todos e roubar muitas gargalhadas!

Ora toma! Toma! Toma!

O Barbeiro Diabólico

Dom Roberto, o nosso herói, no dia do seu casamento procura um barbeiro para lhe desfazer a barba e o cabelo. Depois do serviço feito, Dom Roberto não quer pagar por achar muito caro. Tem uma grande desavença com o Barbeiro. Chega o Padre para resolver o assunto. O Polícia ainda tenta por ordem na rua. Aparece o Diabo que o quer levar com ele e finalmente a Morte. Dom Roberto acaba vencendo a própria morte.

Rosa e os três Namorados

Rosa tem três namorados, o Sapateiro, o Ourives e o Brasileiro. Todos lhe prometem muito ouro bens e dinheiro. Um dia, quando os patrões saíram, deixaram a casa ao cuidado da Rosa e esta recebe a vista dos namorados. Com medo de ser apanhada, Rosa vai escondendo os namorados pela casa. Quando chegaram os patrões ouvem barulho e acham que há ladrões em casa. Aparece o Policia e esta a confusão instalada.

S.A. Marionetas - Teatro e Bonecos

Estrutura profissional de criação em teatro de marionetas composta por autores, construtores e marionetistas que produzem originais e em português, com o objetivo de promover e divulgar o Teatro de Marionetas. Nessa perspetiva, o seu trabalho passa pela investigação e a procura de novas soluções estéticas, bem como a preservação da tradição popular portuguesa através da pesquisa e continuidade na realização do Teatro D. Roberto. Em ambos os casos, privilegia-se a itinerância dos espetáculos como melhor forma de divulgar a arte da marioneta.

Ainda no cumprimento destes objetivos, a companhia organiza, desde 1998, o Festival Nacional de Teatro de Marionetas "Marionetas na Cidade" em Alcobaça, onde está sedeada. Em 2015 o festival foi distinguido com o "EFFE Label". Tem participado em diversos Festivais em Portugal, tendo também representado o país em Itália, Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, Pais de Gales, Escócia, Itália, República Checa, China, Eslováquia, Macau, Cazaquistão, Indonésia, Coreia do Sul, Turquia, Áustria, Irão, Tailândia. Desde 1997 já criou 45 produções originais. Em 2005 foi-lhe atribuído o prémio de mérito cultural das artes e espetáculo "Troféu Afonso Lopes Vieira".