i Ei! Marionetas 2017
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2017

O Gigante

Intro

Três atores em palco em cena com um universo colorido e cativante de fantoches. Um mundo mágico e imaginário conseguido num jogo de luz, cor e sons capazes de nos transportar para um outro mundo.

"O Gigante" é uma parceria entre duas companhias de dois países diferentes: The Fetch Theatre da urbana West Midlands em Inglaterra e o Teatro do Montemuro da zona rural de Portugal. Duas companhias cada uma com o seu próprio estilo, mas com algo em comum: o compromisso de criar uma nova forma de apresentação, vibrante e dinâmica. Uma fusão de linguagens: a musica, canções, o movimento e muito pouco texto em português liderados numa verdadeira aventura de dois encenadores, um português e um inglês.

Sinopse / Synopsis

Um avô só e sem forças para lutar. Afastado das gentes deste local, vê-se agora com uma criança nos seus braços para cuidar, educar e ajudar a crescer.

Uma criança que vive num outro universo. Um universo de traquinices, onde tudo é possível, onde tudo é diferente da realidade. Uma criança que procura ainda a sua identidade.

Uma jovem que tenta desfazer-se do passado deixando tudo para trás e que julga encontrar neste local um possível sítio para recomeçar uma nova vida. Um sítio onde pode ser respeitada, onde os espíritos possam estar mais próximos dela e onde consiga viver.

Mas existe o resto do povo. Povo este que não gosta desta gente, que é tão diferente deles. Um avô sempre maldisposto! Uma criança sem educação! Uma jovem que dorme ao lado das abelhas! É tudo muito estranho! Dizem eles.

Os três encontram-se neste mesmo local. Local onde as rochas respiram e movem-se em auxílio daqueles que as rodeiam e as procuram, ajudando-as a descobrir, a ver, as partes boas da vida de cada um deles.
Afetos, relações, educação, respeito pelos outros e pela vida, são a essência desta história que nos leva para lá do real onde não necessitamos de palavras, mas sim de atos para a vivermos

Teatro Regional da Serra do Montemuro

O Teatro do Montemuro é uma estrutura sólida que investe os seus recursos na criação de novos projetos artísticos, na formação, na circulação e internacionalização dos espetáculos, no Festival Altitudes e outras dinâmicas que de uma forma gradual permitam o crescimento da companhia sempre assente numa noção de sustentabilidade.

A sua atuação tem corrigido assimetrias culturais, levando ao público espetáculos executados com rigor, seriedade, profissionalismo, mas acessíveis a todos, desde um advogado a um lavrador.