Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2024
Deslugar [ ESPETÁCULO ]
- Krisálida < Viana do Castelo
- M/6 . 40mins . entrada livre
11 JUL 14h30 . QUINTA | Auditório Municipal de Gondomar |
Deslugar
A terra da terra. A terra do nascer. A terra onde se nasce. A terra de origem. A terra de tudo. A terra de todos. Mas que, por vezes, é de uns; por vezes, é de outros. Muitas vezes, é terra de ninguém. Uma terra onde se plantou a guerra. Uma guerra que semeou carnes. Parece até que terra rima com guerra e que a guerra se ri da terra.
Uma menina com a cor da terra nos olhos, nos cabelos e na pele. Tem perguntas sem resposta, como todas as crianças da sua idade, e flagelos que não entende, marcas de desumanidade.
Sobre ela se contam contos aos quais tem pontos por acrescentar, até mesmo nas estórias que conta a si mesma para se embalar.
Ana Gondu retrata uma memória bem presente de uma de muitas histórias entre África e Portugal.
o que o Ei! tem a dizer
Uma criação artística da Krisálida que alia a interpretação à música, às formas animadas multidisciplinarmente, marca presença no Ei! desta edição. A companhia tem apresentado noutras edições do Encontro um trabalho pautado por uma observação pelas questões sociais e ambientais, dando através deste plano metafórico a sua visão sobre o mundo e sobre a conduta do homem na sua preservação e na constatação da sua degradação.
Krisálida
A Krisálida tem no nome o que lhe espelha a condição profunda. Tem o nome que lhe é devido, porque transforma as ideias em espetáculos, porque se aventura sem pensar e porque se desenvolve criativamente como a larva na sua crisálida até se transformar em borboleta. Ainda é jovem e encontra-se na fase da larva, mas tem a vontade de crescer e se transformar em borboleta, porque Caminha é a sua casa, mas o mundo é o seu palco!
A Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho surge em outubro de 2014, enquanto companhia de teatro profissional para contribuir para a dinamização cultural da região onde está sediada. Na sua génese tem o objetivo de promover atividades artísticas, teatrais e musicais, em Portugal e no estrangeiro, através da criação, produção, acolhimento, circulação, exibição, formação, registo, edição e demais meios, nas demais artes cénicas e performativas.
Enquanto companhia profissional de teatro com sede em Caminha, Viana do Castelo, a Krisálida pretende captar públicos através de uma estratégia assente na estreita relação com as comunidades locais, procurando descentralizar e democratizar o acesso ao teatro a todos. Com esse propósito, a Krisálida cria espetáculos de teatro que possam chegar a espaços não convencionais e ser apresentados nos mais diversos locais, com qualidade estética e artística e que falam sobre assuntos que nos parecem importantes e pertinentes e que nos movem como cidadãos e artistas.
A companhia cria ainda espetáculos com um cariz pedagógico para circular pelas escolas do distrito, desenvolve oficinas de teatro para crianças, jovens e adultos e promove uma mostra regular de teatro de marionetas, a MALUGA – Festa da Marioneta Luso Galaica. Para além disso, acolhe companhias teatrais nacionais e internacionais de forma a conhecer e dar a conhecer o trabalho artístico feito pelos seus pares.
ficha artística
DIREÇÃO ARTÍSTICA E ENCENAÇÃO Carla MagalhãesCOCRIAÇÃO E DRAMATURGIA Carla Magalhães, Gabriela Amaro, Raquel Ribeiro
INTERPRETAÇÃO Gabriela Amaro, Raquel Ribeiro
CENOGRAFIA Joana Jardim
CRIAÇÃO MUSICAL Filipe Miranda
DESENHO DE LUZ Rui Gonçalves
CENOGRAFIA Luís Canário Rocha, Porfírio Barbosa
FIGURINOS E ADEREÇOS Liliana Barbosa
COSTUREIRA Elisabete Borlido
DESIGN Helena Soares, Sara Costa
VOZ-OFF DO PAI João Pedro Chantre
VOZ-OFF DAS CRIANÇAS Ana Miguel, Laura Gomes
OPERAÇÃO DE LUZ E SOM Sofia Alves
PRODUÇÃO Krisálida
AGRADECIMENTOS Ana Miguel, Ana Miranda, João Pedro Chantre, Laura Gomes, Rui Silva
links
download
ARQUIVO IMAGEM GALERIA 5.4 MbARQUIVO IMAGEM FOI ASSIM 60.3 Mb
OG-40-EVENT.PNG 2.1 Mb
OG-40-FACEBOOK.PNG 5.3 Mb
OG-40-INSTAGRAM.PNG 3.6 Mb
foi assim
Recebemos a companhia Krisálida com o seu projeto artístico “Deslugar” e que sítio é este?
Apresentamos esta criação para uma sala cheia de grupos escolares e público em geral.
Este é um sítio onde o tom da pele e o lugar onde se nasce faz com que sejamos alvo de preconceito. Pelos olhos de uma criança vamos observando e ponderando sobre uma sociedade onde a palavra aceitar e acolher continua a ser verdadeiramente descoberta. Precisamos de olhar e sentir que o coração, o pensamento e a coragem são um verdadeiro lugar.