Ei! Marionetas / Teatro e Marionetas de Mandrágora
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar 2024
Os Mostrengos - Parada dos sete mares [ PERFORMANCE ]
- Teatro e Marionetas de Mandrágora
- todo o público . 45mins . entrada livre
11 JUL 11h00 . QUINTA | Jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira” |
11 JUL 16h00 . QUINTA | Jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar “Camilo de Oliveira” |
Os Mostrengos - Parada dos sete mares
“como peixe fora de água” das antigas cartas e mapas marítimos demos forma, figura e vida a criaturas marinhas. São cinco e cada uma com mais de 2 metros de comprimento que nadam por vezes em cardume e por vezes perdidas nos sons aquáticos do espaço. São peixes que vivem, habitam e procuram alimento saindo das profundezas e respirando ao lado do homem, deixando-o deslumbrado.
Uma chamada de atenção de consciências, um alerta para a proteção marinha e uma homenagem ao mar e os seus segredos.
o que o Ei! tem a dizer
O Ei! Marionetas acontece junto ao Rio Douro. E os mostrengos saídos dos antigos mapas marítimos invadem os jardins, deambulando para deleite dos nossos olhos. Beatriz Filomeno, Eurico Santos e Filipe Dias são os artistas deste projeto que já tem marcado presença em algumas edições do Ei! Marionetas.
Teatro e Marionetas de Mandrágora
O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata. A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.
O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global. Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.
Ao longo destes 22 anos afirmámos a Companhia como uma estrutura de criação artística contemporânea através das dezenas de propostas de espetáculos apresentadas nacional e internacionalmente, quer sejam criações próprias, bem como em colaboração com outras estruturas e entidades culturais nacionais e internacionais.
Temos como premissa dar espaço à liberdade criativa da nossa equipa artística, garantindo a existência dentro da própria estrutura de várias linguagens e diversas visões que se unem num ponto comum do desenvolvimento da arte do teatro das marionetas. A ponderação sobre a problemática das fragilidades sociais e um olhar atento sobre tradições e sobre o património são as bases da dramaturgia da estrutura que se consolidam em olhares distintos, mas simultaneamente convergentes.
É fundamental o diálogo com os diferenciados públicos e a envolvência da criação nos distintos contextos e espaços, bem como a interceção entre entidades e estruturas, criando propostas multidisciplinares que visam sobretudo a comunicação artística com os públicos.
Salienta-se ainda a colaboração com inúmeros serviços educativos no programa de implementação de atividades em instituições como monumentos, museus e património edificado.
links
- ei.marionetasmandragora.pt
- loja.marionetasmandragora.pt
- marionetasmandragora.pt
- facebook.com/marionetas.mandragora
- instagram.com/marionetas_mandragora
- youtube.com/@MarionetasMandragora
download
ARQUIVO IMAGEM GALERIA 821.8 KbARQUIVO IMAGEM FOI ASSIM 69.6 Mb